Índice
Sapa localiza-se a cerca de 350 km a noroeste de Hanói, já próximo da fronteira com a China, sendo famosa pela sua beleza natural e pelos povos que por ali habitam. As etnias da região de Sapa são muito específicas, com costumes e trajes particulares, que trazem uma cor especial a qualquer viagem pelo Vietname.
A localidade, fundada pelos franceses em 1922, tem-se tornado algo turística nos últimos anos, atraindo um grande número dos visitantes que passam por Hanói. Mas a ideia não é ficar na povoação. O encanto de Sapa reside na área envolvente, nos seus arrozais criados em socalcos, acompanhando a curva das colinas, nas pessoas que habitam as aldeias circundantes, tão únicas no seu aspecto.
Tenha em consideração que as condições climatéricas de Sapa são por vezes complicadas. É mais a norte que a Hanói e situa-se a uma altitude de 1,650 metros. Poderá ser bafejado pela sorte e encontrar bonitos céus azuis mas deverá estar preparado para enfrentar tempo adverso durante a sua visita, incluindo a queda de neve.
Hoje em dia Danang é a quinta maior cidade do país, com cerca de um milhão de habitantes e as praias que a envolvem chamam até si um bom número de turistas, nacionais e estrangeiros.
Onde fica Sapa
Como chegar a Sapa
- Pode chegar a Sapa de forma independente ou viajar numa tour organizada. Se preferir ir á aventura, terá que apanhar o comboio de Hanói para Lao Cai, e dali seguir por mini-bus para Sapa.
- Existem três comboios diários, a sair em rápida sucessão, às 20:17, 21:35 e 22:00, chegando respectivamente às 4:35, 5:30 e 6:05. O primeiro não existe ao longo de todo o ano, devendo a sua circulação ser confirmada quando comprar o bilhete. O segundo é o melhor, com menos paragens, mas o terceiro tem um horário mais confortável. Um conselho: vá com bastante antecedência porque pode ser difícil encontrar a linha certa e há algumas linhas que são acessíveis a partir de outra rua, não do edifício principal da estação.
- Para regressar aplica-se a mesma lógica. As partidas são às 13:50, 20:55 e 21:40 e as chegadas à capital respectivamente às 20:50, 4:32 e 5:30.
- Os preços dos bilhetes variam entre os 116,000 e os 400,000, consoante o comboio e a categoria. O valor mais elevado, que ronda os 15 Euros, corresponde a uma cama na melhor categoria.
- A segunda parte da viagem será feita por estrada. A estação de Lao Cai fica a 38 km de Sapa e o percurso demora cerca de uma hora. É uma estrada sinuosa, se tem tendência para enjoar tome as precauções que achar necessárias.
- Ao sair da estação será abordado e bombardeado por propostas de transporte. Um táxi privado deverá custar USD 25 e um lugar num shuttle será algo como 50,000 Dongs. O autocarro local, que sai do topo do parque de estacionamento próximo da estação, custa 28,000 Dong.
- Para o regresso, a saída é de junto da igreja de Sapa, devendo estar lá por volta das 17:00 para assegurar uma ligação ao comboio sem percalços.
- Se preferir uma expedição mais tranquila, poderá tratar de uma solução integrada com uma agência de viagens ou com o seu hotel em Hanói.
Visitar Sapa
Caminhadas
- Esta é a verdadeira essência de uma visita a Sapa e não terá dificuldade em encontrar programas organizados para as caminhadas pelos campos que envolvem a cidade.
- Os arrozais em socalcos são a paisagem mais emblemática de Sapa, mas há muito mais para ver numa boa caminhada pela área. Florestas de bambu, enormes azenhas de madeira junto a riachos de águas cristalinas, aldeias habitadas por tribos locais.
- A escolha do guia é essencial para o sucesso da caminhada. Tente ir com alguém com boas referências, de preferência que pertença a uma das etnias residentes na região. Note que se tratar disto no local, em vez de preparar tudo a partir de Hanói, o preço será substancialmente mais baixo.
- Tenha atenção às taxas de visita de algumas aldeias. São legítimas e deverá estar munido de uma permissão de visita que será obtida no centro de turismo de Sapa. Se for enquadrado num passeio organizado confirme que o valor inclui essa permissão. De qualquer forma tratam-se de quantias que oscilam entre os 20,000 e os 40,000 Dongs.
Monte das Antenas
- Um passeio simples que poderá fazer sem guia.
- Do topo do monte onde se encontram as antenas de telecomunicações terá uma das melhores vistas de Sapa.
Aldeia Cat Cat
- Trata-se de um dos mais populares locais a visitar nas imediações de Sapa e é incluída em muitos programas de hiking.
Monte Fansipan
- Se gosta de desafios, está em boa forma física e tem algum dinheiro para gastar, poderá desejar considerar a subida do Monte Fansipan, que se avista desde Sapa e cujo cume é o ponto mais alto do Vietname.
- Em termos de orçamento conte com um mínimo de USD 120. Existem três trilhos opcionais para atingir o cume: o Tram Tron é o mais usado; o Sin Chai é mais curto mas muito mais complicado, sendo necessários 2 ou 3 dias para o percorrer; o Cat Cat é o mais longo, com 20 km para cada lado, mas também o mais cénico, necessitando de 4 ou 4 dias para este trekking.
Mercado de Sapa
- Apesar da cidade se ter tornado bastante turística, o mercado que encontrará ao fundo da rua D Phan Si mantém um carácter local e como qualquer mercado vietnamita é bastante pitoresco.
- Ali encontrará produtos produzidos localmente: vegetais, frutos, animais, ervas medicinais, carne.
- Esteja preparado para ver carne de cão à venda.
Rua P. Cau May
- Esta é a rua principal de Sapa e o centro de toda a acção.
- Ali encontrará inúmeros restaurantes vocacionados para os clientes estrangeiros e lojas que venderão tudo o que imagine necessitar para os seus passeios na Natureza, incluindo calçado de caminhado e galochas, muito aconselhadas para os passeios após a queda de chuva.
- As ruas secundárias, que envolvem este eixo principal, escondem detalhes interessantes e a arquitectura local deve ser observada com atenção.
Petroglifos de Muong Hoa
- No vale de Muong Hoa encontram-se uma série de petroglifos gravados em rochas exteriores.
- Existem mais de duzentas rochas, algumas com 15 metros, com estas gravações.
- Os temas registados na pedra incluem seres humanos, habitações palafitas, cenas da vida diária e animais.
Quedas de Água de Prata
- A 12 km de Sapa encontram-se as Quedas de Agua de Prata (Silver Falls).
- É necessário pagar uma pequena taxa de 20,000 Dongs para entrar na área mas vale bem a pena.
- A água desce a encosta da colina, de uma altura de 200 metros, existindo uma fotogénica ponte de madeira de onde melhor se observam as quedas de água.
Alojamento
Booking.com